FP077
– As TIC na sala de aula. Aplicações didáticas e utilização de recursos
Trabalho
INDICAÇÕES GERAIS:
O trabalho desta disciplina consiste em elaborar uma proposta didática com o uso de
duas ou mais ferramentas gratuitas oferecidas pela plataforma Google. (Google Acadêmico, Blogger, Calendário,
Drive, Folhas de cálculo, Formulários, Apresentações, etc.).
TRABALHO:
Proposta Didática de Aulas de Matemática, usando as ferramentas:
Blogger, Drive e Google Duo
Código: FP077-Trab-Rec01
Nome: Edileusa Pereira de
Oliveira
Grupo(Usuário): BRMME3407441
Data: 24/03/2020
Titulo
PROJETO SOCIAL DE AULAS DE MATEMÁTICA USANDO AS
FERRAMENTAS DIDÁTICAS: BLOGGER, DRIVE E GOOGLE DUO.
ÍNDICE
1-
Os destinatários da proposta para usar o
blogger, o Drive, o Duo e o Google Agenda, como ferramentas de estudos de
matemática;
2-
Justificativa para usar as ferramentas
virtuais em tempo de pandemia do Coronavírus;
3-
Objetivos da proposta;
4-
Ferramentas utilizadas na proposta;
5-
Os resultados de aprendizagem esperados;
6-
Descrição do uso das ferramentas.
1-OS
DESTINÁTÁRIOS DA PROPOSTA PARA USAR O BLOGGER, O GOOGLE DRIVE, O DUO E GOOGLE
AGENDA.
Os
destinatários são essencialmente os alunos de Matemática do Ensino Fundamental-
Séries Finais, do 6º ao 9º ano.
2-
JUSTIFICATIVA
Promover
a interação entre professores e alunos das escolas públicas e/ou privadas, em
tempo de “pandemia do Coronavírus” e também, pode ser utilizado posteriormente,
durante os afastamentos legais dos professores.
3-
OBJETIVOS
-
Postar aulas e tarefas relativas aos conteúdos significativos de matemática,
das turmas inerentes aos professores de determinada escola pública e/ou
privada;
-Fazer
a interação entre os professores, os alunos e os pais, durante a quarentena do
Coronavírus e/ou afastamentos legais;
-
Inserir no blogger vídeos aulas, exercícios, gabaritos e trabalhos, que podem
ser elaborados pelo professor, por sites gratuitos ou pagos, relativos aos
conteúdos essenciais para cada turma, através do Google drive;
- Promover
a interação visual dos alunos e professores usando a ferramenta do Google Duo;
-Utilizar
o Google Agenda para marcar a entrega dos trabalhos, a confecção das provas e a
marcação de vídeos conferências.
4-
FERRAMENTAS
Uma
das ferramentas que serão utilizadas são: o Blogger: PROJETOSOCIAISDOMESTRADO.BLOGGER.COM
-Os
estudos serão feitos através da internet, usando um computador, celular,
tablets e as ferramentas: BLOGGER, GOOGLE DRIVE, GOOGLE DUO e GOOGLE AGENDA.
5-OS
RESULTADOS DE APRENDIZAGENS ESPERADOS
Espera-se
que haja interação e aprendizagem dos conteúdos relevantes e inerentes à
disciplina de Matemática do Ensino Fundamental nas Séries Finais (6º ao 9º
ano), em tempo de quarentena pela pandemia do coronavírus ou em afastamentos
legais dos professores.
Que os alunos, pais ou responsáveis e
professores se mantenham conectados nas sabedorias adquiridas e ministradas
através das ferramentas gratuitas e
eficientes aqui propostas.
6-DESCRIÇÃO
DO USO EDUCATIVO DAS FERRAMENTAS
Os
professores produzem o BLOGGER, organizam o Google Agenda, postam os conteúdos
de Matemática para cada turma, as aulas das suas turmas, os trabalhos das
mesmas e os exercícios no Google Drive, dentro do blogger.
Após
esta etapa, os alunos serão contactados pelas Direções das escolas para
acessarem o Blogger.
Durante
o primeiro acesso dos alunos, seus e-mails são gravados na ferramenta Blogger,
o que facilita para a construção do Google Drive de cada turma, para posterior
classificação do ambiente virtual de cada uma delas com seus respectivos
alunos.
Quando
todos estiverem acessando o Blogger, pode ser solicitado os telefones dos
alunos e/ou responsáveis, que baixem o aplicativo Google Duo, para que sejam
marcadas as conferências através da ferramenta Google Duo.
Todas
essas ferramentas são gratuitas e portanto, facilitadoras das aprendizagens dos
alunos das escolas públicas.
Neste
blogger, serão abertas diversas páginas, para conteúdos, para vídeos, para
trabalhos, para exercícios e um fóruns de dúvidas e debates, nos quais a
interação será efetiva e eficaz entre alunos, pais e professores.
CONCLUSÃO
Em
se tratando de Proposta Didática para
uso de ferramentas em sala de aula, compreendo que estamos em fase de
confinamento humano no mês de março de 2020 e com previsão para “estado de
calamidade pública” até o final de dezembro de 2020, segundo as previsões das
autoridades brasileiras e internacionais, e que estas ferramentas: Blogger,
Google Drive, Google Agenda e Google Duo, são de extrema relevância no contexto
atual, pois são gratuitas e eficientes para os estudos de Matemática e para a
interação entre professores, pais ou responsáveis e os alunos do Ensino
Fundamental.
BIBLIOGRAFIA
Comentários
Postar um comentário