PROJETO SOCIAL DE AULAS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO BLOGGER


FP077 – As TIC na sala de aula. Aplicações didáticas e utilização de recursos

Trabalho

INDICAÇÕES GERAIS:

O trabalho  desta disciplina consiste em elaborar uma proposta didática com o uso de duas ou mais ferramentas gratuitas oferecidas pela plataforma Google. (Google Acadêmico, Blogger, Calendário, Drive, Folhas de cálculo, Formulários, Apresentações, etc.).

TRABALHO:

Proposta Didática de Aulas  de Matemática, usando as ferramentas: Blogger, Drive e Google Duo

Código: FP077-Trab-Rec01

Nome: Edileusa Pereira de Oliveira

Grupo(Usuário): BRMME3407441

Data: 24/03/2020





Titulo

PROJETO SOCIAL DE AULAS DE MATEMÁTICA USANDO AS FERRAMENTAS DIDÁTICAS: BLOGGER, DRIVE E GOOGLE DUO.

ÍNDICE



1-    Os destinatários da proposta para usar o blogger, o Drive, o Duo e o Google Agenda, como ferramentas de estudos de matemática;

2-    Justificativa para usar as ferramentas virtuais em tempo de pandemia do Coronavírus;

3-    Objetivos da proposta;

4-    Ferramentas utilizadas na proposta;

5-    Os resultados de aprendizagem esperados;

6-    Descrição do uso das ferramentas.





























1-OS DESTINÁTÁRIOS DA PROPOSTA PARA USAR O BLOGGER, O GOOGLE DRIVE, O DUO E GOOGLE AGENDA.

Os destinatários são essencialmente os alunos de Matemática do Ensino Fundamental- Séries Finais,  do 6º ao 9º ano.



2- JUSTIFICATIVA

Promover a interação entre professores e alunos das escolas públicas e/ou privadas, em tempo de “pandemia do Coronavírus” e também, pode ser utilizado posteriormente, durante os afastamentos legais dos professores.



3- OBJETIVOS

- Postar aulas e tarefas relativas aos conteúdos significativos de matemática, das turmas inerentes aos professores de determinada escola pública e/ou privada;

-Fazer a interação entre os professores, os alunos e os pais, durante a quarentena do Coronavírus e/ou afastamentos legais;

- Inserir no blogger vídeos aulas, exercícios, gabaritos e trabalhos, que podem ser elaborados pelo professor, por sites gratuitos ou pagos, relativos aos conteúdos essenciais para cada turma, através do Google drive;

- Promover a interação visual dos alunos e professores usando a ferramenta do Google Duo;

-Utilizar o Google Agenda para marcar a entrega dos trabalhos, a confecção das provas e a marcação de vídeos conferências.

4- FERRAMENTAS

Uma das ferramentas que serão utilizadas são: o Blogger: PROJETOSOCIAISDOMESTRADO.BLOGGER.COM

-Os estudos serão feitos através da internet, usando um computador, celular, tablets e as ferramentas: BLOGGER, GOOGLE DRIVE, GOOGLE DUO e GOOGLE AGENDA.



5-OS RESULTADOS DE APRENDIZAGENS ESPERADOS

Espera-se que haja interação e aprendizagem dos conteúdos relevantes e inerentes à disciplina de Matemática do Ensino Fundamental nas Séries Finais (6º ao 9º ano), em tempo de quarentena pela pandemia do coronavírus ou em afastamentos legais dos professores.

 Que os alunos, pais ou responsáveis e professores se mantenham conectados nas sabedorias adquiridas e ministradas através das ferramentas  gratuitas e eficientes  aqui propostas.

6-DESCRIÇÃO DO USO EDUCATIVO DAS FERRAMENTAS

Os professores produzem o BLOGGER, organizam o Google Agenda, postam os conteúdos de Matemática para cada turma, as aulas das suas turmas, os trabalhos das mesmas e os exercícios no Google Drive, dentro do blogger.

Após esta etapa, os alunos serão contactados pelas Direções das escolas para acessarem o Blogger.

Durante o primeiro acesso dos alunos, seus e-mails são gravados na ferramenta Blogger, o que facilita para a construção do  Google Drive de cada turma, para posterior classificação do ambiente virtual de cada uma delas com seus respectivos alunos.

Quando todos estiverem acessando o Blogger, pode ser solicitado os telefones dos alunos e/ou responsáveis, que baixem o aplicativo Google Duo, para que sejam marcadas as conferências através da ferramenta Google Duo.

Todas essas ferramentas são gratuitas e portanto, facilitadoras das aprendizagens dos alunos das escolas públicas.

Neste blogger, serão abertas diversas páginas, para conteúdos, para vídeos, para trabalhos, para exercícios e um fóruns de dúvidas e debates, nos quais a interação será efetiva e eficaz entre alunos, pais e professores.







CONCLUSÃO

Em se tratando de Proposta  Didática para uso de ferramentas em sala de aula, compreendo que estamos em fase de confinamento humano no mês de março de 2020 e com previsão para “estado de calamidade pública” até o final de dezembro de 2020, segundo as previsões das autoridades brasileiras e internacionais, e que estas ferramentas: Blogger, Google Drive, Google Agenda e Google Duo, são de extrema relevância no contexto atual, pois são gratuitas e eficientes para os estudos de Matemática e para a interação entre professores, pais ou responsáveis e os alunos do Ensino Fundamental.





BIBLIOGRAFIA



Comentários